PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 27209 > SIMPÓSIO – POUSO SEGURO APóS FALHA DE MOTOR DO HELICóPTERO SERá UM DOS TEMAS TRATADOS EM EVENTO

SIMPÓSIO

Pouso seguro após falha de motor do helicóptero será um dos temas tratados em evento

Publicado: 2016-08-27 08:00:00
Simpósio de Segurança de Voo acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em São José dos Campos

Os fatores que influenciam o pouso seguro após falha de motor de helicópteros serão assunto na nona edição do Simpósio de Segurança de Voo do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV). O evento acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, em São José dos Campos (SP). O estudo sobre falha de motor, fruto da pesquisa de mestrado do Major José Ricardo Scarpari, é um dos mais de vinte que serão apresentados no Simpósio, abordando aspectos importantes à manutenção de ambientes seguros na aviação.

Segundo explica o Major Scarpari, existe um conceito na pilotagem de helicópteros – a curva do homem morto, que se trata de uma relação entre velocidade e altura na qual, em caso de pane do motor, o voo em autorrotação garantia um pouso seguro. No estudo desenvolvido pelo militar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), verificou-se que há outros fatores que influenciam no pouso em autorrotação, podendo levar a um acidente mesmo obedecendo às limitações da curva.

“Os resultados revelaram que em caso de falha do motor, o piloto tem menos tempo para reagir nos comandos de voo do que seria aceitável e divulgado pelas próprias normas. Concluímos, por exemplo, que um piloto voando em um helicóptero AS-350 Esquilo, utilizado para instrução na Força Aérea Brasileira, dependendo do perfil de voo, teria menos de um segundo para identificar a falha do motor e reagir adequadamente nos comandos de voo”, afirma o aviador.

Para coletar os dados e chegar a esses resultados, foram realizadas quatro campanhas de ensaio no IPEV com mais de 5 mil manobras de autorrotação – ou seja, simula-se uma pane de motor e o helicóptero utiliza a força produzida pelo deslocamento aerodinâmico para realizar um voo controlado até encontrar um local para pouso.

Para o militar, o Simpósio é importante porque reúne instituições acadêmicas, fabricantes, operadores de aeronaves, escolas de aviação e órgãos certificadores. “É a oportunidade de compartilharmos o conhecimento da comunidade de ensaios em voo em prol da segurança”, afirma o major.

Simpósio de Segurança de Voo 2016 – Nesta edição, o Simpósio recebeu mais de 40 artigos; desses, 20 foram selecionados para apresentação. Além disso, haverá um minicurso sobre aeronaves experimentais e aeronaves leves e desportivas. A expectativa é de que o evento reúna aproximadamente 200 pessoas. Os interessados em participar como ouvintes podem fazer sua inscrição no dia do evento. Para mais informações, clique aqui.